sábado, 26 de maio de 2012

CPI - Cine Belas Artes

Iniciamos a CPI do Cine Belas Artes, da qual o vereador Eliseu Gabriel é o presidente, nessa  4ª feira, 23/5.


Muito mais do que o prédio, o Cine Belas Artes é história viva em nossa cidade, um espaço de encontro onde se constrói cultura paulistana. É um bem público “imaterial” que, pela legislação, pode ser tombado. Aliás, é o que acontece em muitas cidades importantes, pelo mundo afora, em situações como essa. Mesmo no Brasil, há exemplos disso.
Por que, então, ele ainda não foi tombado pelos órgãos responsáveis?
O interesse econômico do “mercado” pode sempre sufocar o interesse público?
Essa é a proposta que deve ser discutida e que teve sua primeira reunião na última quarta feira e que você pode conferir na matéria abaixo:

CPI sobre o Cine Belas Artes, presidida pelo vereador Eliseu Gabriel, faz sua primeira reunião

A comissão tem o objetivo de investigar a regularidade do processo de tombamento do prédio onde ficava o cinema e sua função social.

  
Presidida pelo vereador Eliseu Gabriel, a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurara a regularidade do processo de tombamento do prédio onde ficava o Cine Belas Artes, foi realizada nesta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de São Paulo. A CPI também visa analisar a função social do imóvel, já que constitui um pólo de referência na cidade, integrando o circuito cultural composto pela Rua da Consolação, Avenida Paulista e Rua Augusta.

O Cine Belas Artes situava-se na Rua da Consolação nº 2423 desde 1967, inaugurado pela Sociedade Amigos da Cinemateca. Foram abertos pedidos de tombamento do prédio junto ao Conselho Municipal do Patrimônio da Cidade de São Paulo (Conpresp) e ao Conselho Estadual de Proteção do Patrimônio (Condephaat) para a preservação do marco cultural. O Ministério Público entrou com um pedido de reabertura do processo de tombamento pelo Conpresp.

‘‘A legislação permite que sejam tombados os patrimônios imateriais. No caso do Cine Belas Artes ele está ligado ao prédio, portanto é um pacote. O prédio pode não ter características arquitetônicas importantes, mas representa algo imaterial que é um bem para a cidade’’ explicou o vereador Eliseu Gabriel

O evento contou com a exibição de um trecho do documentário “Cine Belas Artes – A esquina do cinema”, de Fabio Ornelas e com a presença de representantes do Movimento Pelo Belas Artes.

Confira abaixo a matéria da TV Câmara sobre a CPI.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Convite Eletrônico: Audiência Cine Belas Artes - 30 de maio - Câmara Municipal

Documentário sobre fim dos cinemas de rua tem exibição gratuita em BH

Convite de lançamento
Será exibido gratuitamente neste sábado, dia 26, as 11h, no Usiminas Belas Artes, em Belo Horizonte, o documentário Metrópoles, produzido pela Emvídeo e dirigido por Bellini Andrade.
Tema da coluna Que Cinema é Esse?, o filme mostra as transformações ocorridas com os espaços que abrigavam as antigas salas de cinema de rua de Belo Horizonte, levando o espectador a uma reflexão acerca do resgate da memória. Não é à toa que o filme será exibido no Belas Artes, atualmente o único cinema comercial de rua da capital mineira.
A estreia lembra os 29 anos do fechamento do Cine Metrópole, marco do fim dos cinemas de rua da capital. O Cinema em Cena também realizou uma entrevista exclusiva com o diretor de Metrópoles - confira aqui.