quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cine Belas Artes, Vitória, porém ainda não foi a Final


Caros,

Tivemos ontem uma noite de muita alegria em frente ao Cine Belas Artes. Cerca de 50 pessoas brindaram a grande vitória do Movimento pelo Cine Belas Artes (MBA), que foi a abertura na segunda-feira, dia 3/10/2011, do processo de tombamento do cinema pelo Condephaat, o órgão responsável pela proteção do patrimônio cultural do Estado de São Paulo. Outras dezenas parabenizaram o MBA por emails e telefonemas ou mandaram recados para nossa comemoração. 

Com faixas e um abraço ao cinema, também protestamos contra o prefeito Gilberto Kassab, enquanto representante de uma administração que preferiu ouvir mais os argumentos dos donos do prédio do que o parecer técnico pró-tombamento do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal da Cultura. Ganhamos novos voluntários para o MBA e precisamos de mais colaboradores agora que a luta adquire um caráter estadual mais do que local. Quanto mais gente trabalhar pelo movimento, mais chances teremos de alcançar a vitória final, que será o tombamento e a reabertura apoteótica do cinema.  

Quem puder ou conhecer quem possa desenvolver alguma tarefa no MBA, da mais simples  à mais complexa, favor enviar email para movimentobelasartes@gmail.com. A próxima reunião geral do movimento ocorrerá em uma segunda-feira a partir de 19h30. Ainda estamos avaliando se a realizaremos nos dias 10/10 ou 17/10 a partir das 19h30 e onde ela ocorrerá.

Dos vereadores que convidamos, compareceu apenas Eliseu Gabriel (PSB), o único que desde o início do ano abriu as portas do gabinete para apoiar nossa mobilização. Aliás, continuamos tentando ampliar o apoio na Câmara e na Assembleia Legislativa entre os diversos partidos políticos. Contudo, além do Eliseu, somente o Carlos Giannazi (PSOL) prestou apoio direto ao movimento. Em outros eventos do MBA, contamos com a presença do vereador José Pólice Neto (PSD), presidente da Câmara Municipal, e dos assessores dos vereadores Chico Macena (PT) e Carlos Neder (PT). 

Lembro que o prédio só não foi demolido ainda por causa da nossa persistência em defender o patrimônio cultural. Por isso, é imprescindível que vocês continuem apoiando o MBA em diferentes frentes - repassando notícias, emails, ajudando o movimento xerocando documentos, fazendo telefonemas, ligando para especialistas e autoridades. O Condephaat votará o tombamento definitivo no final de novembro, Portanto, precisaremos fortalecer ainda mais nossa mobilização nesse período de menos de dois meses. Quanto mais estivermos mobilizados, mais chance teremos de obter um resultado favorável.

Reitero, também, que a família proprietária deseja destruir o prédio para alugá-lo ou vendê-lo a um grande empreendimento comercial tão logo derrotem a proposta de tombamento. Em breve, iniciaremos uma campanha para alertar as grandes redes comerciais do país de que não devem ocupar o espaço do mais importante cinema de rua do Brasil. A reputação de uma empresa atualmente é um fator essencial para sua vitalidade econômica. Nada pior para a reputação de uma companhia agredir o meio ambiente e violar o patrimônio cultural de um país, de um Estado ou de uma cidade.  

Dependerá de nossa mobilização assegurar que o prédio que foi construído para abrigar o antigo cine Triano em 1952 e reinaugurado em 1967 como Cine Belas Artes continue sendo utilizado apenas como cinema. E cinema segundo as características nele inscritas em 1967 pela Sociedade Amigos da Cinemateca e que sobreviveram até este ano: um lugar que funciona como centro de cultura mais do que como arrecadador de ingressos com programação comercial e de arte de elevada qualidade, diversificada, com espaço para o cinema brasileiro, mostras, festivais, cursos, lançamentos de filmes nacionais, formação de público (cineclube e Noitão) e lugar de convivência, amizades e trocas culturais, políticas e sociais. 

Abraços,
Movimento Pelo Cine Belas Artes
Quero Cine Belas Artes Aqui... na Consolação, 2423

Nenhum comentário:

Postar um comentário