quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O tom mudou. Dias atrás, o cineasta e sócio proprietário do Belas Artes, André Sturm, imaginava que as retrospectivas Sucessos do Belas Artes e Clássicos Cult (que começam amanhã) seriam a despedida do cinema mais tradicional da cidade de São Paulo - que, até segunda ordem, fechará suas portas no próximo dia 27. Ontem, ao falar com o Jornal da Tarde, André Sturm estava bem mais otimista. "Ainda espero novidades. Muita gente está se mobilizando para que a gente reverta a situação. A Associação Paulista de Cineastas, por exemplo, já pediu o tombamento do imóvel. Quem sabe..."



A movimentação pró-Belas Artes tem ganhado aliados de peso. Sabe-se que o prefeito Gilberto Kassab já ligou para Sturm empenhando solidariedade. A causa do cinema também conta com a simpatia dos secretários de Cultura do Estado e do Município, respectivamente, Andrea Matarazzo e Carlos Augusto Calil.

Nos bastidores, a ideia de tombamento ganha força. O problema é que o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) ainda não está totalmente estruturado nesta nova gestão de Geraldo Alckmin. O tempo (ou a falta dele) pode ser um complicador. Além disso, dois protestos devem ocorrer nos próximos dias. Um deles no próximo sábado, às 17h, em frente ao cinema - que conta com o apoio dos funcionários do Belas Artes. O outro, dia 17, deverá ter como destino a casa do proprietário do imóvel, Flávio Maluf.

5 comentários:

  1. Deixa ver se eu entendi, no sabado, a passeata sai de frente do Belas Artes as 17H e vai passar pela R: Augusta?
    Eh bom levar algo pra fazer barulho neh!! Vou colocar as pilhas no meu megafone!!
    Vamos consegui!!

    ResponderExcluir
  2. isso mesmo wil...
    carak velhoo, tu tem um mega?
    levaaaaaa
    agente tava prokurando um..
    tem como me liga?
    88429283
    ou entaum manda um email?
    eduardoliveira16@gmail.com

    la na aba proximas manifestAÇOES tem datas
    e horarios e o caminho que vamos percorrer sabado
    agente vai descer a conso e subir a augusta

    eh as 17 mais ainda vai ter desavisados que estarao la as 20

    provavelmente teremos 2 passeatas

    se vc conhece alguem que axa q eh as 20, avisa q eh 17

    vlw cara

    te amanha

    o belas artes aki

    ResponderExcluir
  3. Como vocês devem saber, foi feito o pedido de abertura do processo de tombamento do Cine Belas Artes. Começamos um abaixo-assinado pelo tombamento, no link: http://www.abaixoassinado.org/abaixoa...
    Por favor, assinem e divulguem!
    Muito obrigada!
    Caroline

    ResponderExcluir
  4. Ok, o link não foi:
    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7930

    ResponderExcluir
  5. Galera, eu acabei de divugar no facebook que a hora da passeata de sabado mudou, eh as 17 e não as 20 como esta sendo divulgado lá.. quem puder, reforce o aviso..

    Valeu!!

    ResponderExcluir